Processo de Tratamento do Eucalipto
Processo Produtivo
Tratamento
A madeira utilizada pela MadIMUNE é produzida em florestas plantadas em nossa região e submetida a tratamento químico realizado na unidade industrial chamada Usina de Preservação de Madeiras, localizada no Município de Coxim/MS, conferindo-lhe assim resistência ao ataque de agentes biológicos, como fungos e insetos (brocas e cupins).
Depois da etapa do beneficiamento, seguindo criteriosamente as exigências do cliente, a madeira é submetida ao tratamento que, de forma simplificada, consiste em:
-
Colocação da madeira na autoclave;
-
Vácuo inicial para extração do ar;
-
Ainda sob vácuo, a autoclave é preenchida com o CCA (preservante), diluído em água;
-
A solução é injetada sob pressão adequada para penetração na madeira até a saturação;
-
Retirada do líquido remanescente da Autoclave;
-
Novo vácuo para retirada do excesso de solução.
Quando as peças têm função estrutural e/ou estão em contato com o solo, adota-se um tratamento específico, para maior durabilidade da madeira.
O resultado final é a transformação da madeira, que anteriormente era vulnerável ao ataque de agentes biológicos, em um produto de longa durabilidade e resistência.
Produto Químico Utilizado
No tratamento químico da madeira, utiliza-se o preservativo CCA (Arseniato de Cobre Cromatado), Oxido do tipo C, diluído em água. A formulação química é consagrada mundialmente para ser utilizada no processo de tratamento de madeiras e atende à composição e porcentual de ingredientes ativos conforme NBRs 16.143; 8456; 9480; 7190; 7511 e STANDARD P5 – 05 AWPA (American Wood Preservers Association). Sua fabricação é feita sob rigoroso controle de qualidade, atendendo aos critérios de normas aprovadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
![]() |